A um jovem Poeta

Você, que ainda é puro e sabe o quão fundamental é ela para a sua aventura de poeta, fica irado contra os outros, ao sentir que a sua presente agressividade é fruto de um complexo de culpa. É você, não os outros, quem está em crise. E se os outros também o estiverem, razão a mais para você afirmar-se em sua luta, que é a luta de todo poeta, para ajudá-lo a sair dela. Pois você não auxiliará ninguém, muito menos a si mesmo, se seu coração não estiver limpo de ressentimento e sua luta contra "o outro" não for constante. "O outro", não preciso dizer, é você próprio. É o súcubo que, todos, temos dentro de nós; o ser calhorda, comprável com a moeda da mentira e da lisonja, que de repente adota a gratuidade como norma, por isso que a paixão é mais insaciável que o infinito aberto em cima. E a paixão não se vende nunca.
Cada poeta é uma coisa em si, mas todos os poetas devem o mesmo à Poesia: a própria vida. Há, o poeta, que queimar-se e causar sempre mal-estar aos que não se queimam. Há que ser o grande ferido, o grande inconformado, o grande pródigo. Há que viver em pranto por dentro e por fora, de alegria ou de sofrimento, e nunca dizer "não" a ninguém, nem mesmo àqueles que optaram pelo não chorar.
Você meu caro Jovem Poeta, que foi dotado de talento e de beleza, não tem o direito de negar-se ao seu martírio. Só ele pode tornar a sua poesia emocionante. Só ele pode salvá-lo do formalismo em que caem os que se recusam a estar sempre despertos. É preciso que todos vejam a luz que seu coração transverbera, mesmo coberto por bons panos. Não negue o seu olhar de poeta aos homens que precisam dele, mesmo tendo o pudor de confessá-lo. Abra a sua camisa e saia para o grande encontro.
Vinicius de Moraes

segunda-feira, 9 de maio de 2011

30 anos da PJ da Paróquia de Nossa Senhora da Glória

Em comemoração aos 30 anos da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu (PJ-G), a Coordenação da PJ-G em conjunto com a Equipe de Assessores da PJ-Ga estão trazendo um dos mais renomados conhecedores do mundo juvenil de todo Brasil. O Pe. Jorge Boran, C.S.sp é membro do Centro de Capacitação da Juventude e foi Assessor Nacional da PJ durante sete anos. Foi, também, membro da Equipe Latino-Americana da PJ do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano).

Membro da congregação dos Padres do Espírito Santo, Boran é autor de alguns dos mais importantes livros que abordam a Igreja Católica, entre eles “O Futuro Tem Nome: Juventude”. Ele também é autor de “O Senso Crítico e o Método Ver-Julgar-Agir”“Juventude, O Grande Desafio”“Curso de Capacitação Para Coordenadores Jovens” e “Curso de Dinâmica para Liderança Cristã”.

Durante anos, Jorge Boran estuda o universo juvenil, buscando identificar as causas pelas quais tantos jovens ainda não conseguem entender a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo e porque a Igreja tem tanta dificuldade em responder aos desafios atuais no trabalho com os jovens. Tem larga experiência com jovens desde o nível de grupo de base até os níveis nacional e internacional. Em suas obras e palestras, Boran faz uma análise crítica, social, cultural e religiosa da realidade juvenil, sem esquecer da contribuição e do elo existente com as outras faixas etárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário