A um jovem Poeta

Você, que ainda é puro e sabe o quão fundamental é ela para a sua aventura de poeta, fica irado contra os outros, ao sentir que a sua presente agressividade é fruto de um complexo de culpa. É você, não os outros, quem está em crise. E se os outros também o estiverem, razão a mais para você afirmar-se em sua luta, que é a luta de todo poeta, para ajudá-lo a sair dela. Pois você não auxiliará ninguém, muito menos a si mesmo, se seu coração não estiver limpo de ressentimento e sua luta contra "o outro" não for constante. "O outro", não preciso dizer, é você próprio. É o súcubo que, todos, temos dentro de nós; o ser calhorda, comprável com a moeda da mentira e da lisonja, que de repente adota a gratuidade como norma, por isso que a paixão é mais insaciável que o infinito aberto em cima. E a paixão não se vende nunca.
Cada poeta é uma coisa em si, mas todos os poetas devem o mesmo à Poesia: a própria vida. Há, o poeta, que queimar-se e causar sempre mal-estar aos que não se queimam. Há que ser o grande ferido, o grande inconformado, o grande pródigo. Há que viver em pranto por dentro e por fora, de alegria ou de sofrimento, e nunca dizer "não" a ninguém, nem mesmo àqueles que optaram pelo não chorar.
Você meu caro Jovem Poeta, que foi dotado de talento e de beleza, não tem o direito de negar-se ao seu martírio. Só ele pode tornar a sua poesia emocionante. Só ele pode salvá-lo do formalismo em que caem os que se recusam a estar sempre despertos. É preciso que todos vejam a luz que seu coração transverbera, mesmo coberto por bons panos. Não negue o seu olhar de poeta aos homens que precisam dele, mesmo tendo o pudor de confessá-lo. Abra a sua camisa e saia para o grande encontro.
Vinicius de Moraes

quinta-feira, 8 de março de 2012

Cantar Mulheres

Quando levantei hoje parecia mais uma quinta feira normal, como qualquer outra. As mulheres que me perdoem mais fui só lembrar de vocês quando liguei o computador e me dei conta de que dia era hoje! Assim sendo, para que não me torne mais indelicado vou cantar a vós com Chico Buarque.

Ai você me pergunta por que ele e não outro...Poderia ser um Roberto Carlos, jogando as suas rosas ou até mesmo um Vando, em troca de calcinhas. kkkk. Emfim cada um escolhe o seu, cantar mulheres não é pra todo mundo!
Por que não cantar a dura e frágil vida das Mulheres de Atenas que até questão de Vestibular virou!
Por que não cantar a doce Aventura de João e Maria com um alazão que canta inglês!
E quem não se lembra da Prostituta de Folhetim.
E os sambas de carnaval procurando a mais bonita das cabrochas dessa ala.

Vou parar por aqui por que a lista é imensa. deixando a minha favorita! até hoje fico pensando se não sou meramente mais um personagem efêmero da trama dessas mulheres que eu tanto amo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário